Projeto Comenius

O projeto Comenius insere-se no Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida. É um projeto de trabalho e de aprendizagem que visa o intercâmbio de saberes entre escolas da União Europeia e inclui parcerias entre alunos e professores das escolas participantes, através da realização de trabalhos/projetos dos alunos e visitas de estudo ao país parceiro, sendo que, no presente caso, estão envolvidos 3 parceiros – Espanha, Polónia e Turquia.

O projeto visa melhorar a qualidade e reforçar a dimensão europeia da educação, desde o ensino pré-escolar até ao secundário, bem como dos estabelecimentos e organizações que oferecem esses mesmos níveis de ensino, de modo a atingir todos os intervenientes e agentes da atividade educativa.

O projeto COMENIUS inclui, entre outras ações, Parcerias entre Escolas – Multilaterais, ações descentralizadas e geridas pela Agência Nacional PROALV.

·        OBJETIVOS DO PROJETO:

- Desenvolver o conhecimento e sensibilizar os jovens e os docentes para a diversidade de culturas e línguas europeias;

- Ajudar os jovens a adquirir as aptidões e as competências básicas de vida, necessárias ao seu desenvolvimento pessoal, à sua futura vida profissional e a uma cidadania europeia ativa;

- Melhorar em termos qualitativos e aumentar em termos quantitativos, a mobilidade de alunos e de pessoal educativo nos diferentes estados-membros da União Europeia;

- Incentivar a aprendizagem de línguas estrangeiras modernas;

 - Apoiar o desenvolvimento de conteúdos, serviços, pedagogias e práticas inovadoras, com base no uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC), no domínio da aprendizagem ao longo da vida.

O tema do projeto é “PROMOÇÃO DE ESTILOS DE VIDA SAUDÁVEIS SOB A PERSPECTIVA MULTICULTURAL”, tem a duração de 2 anos e encontra-se inserido no projeto nacional “Promoção e Educação para a Saúde” (PES) e está a ser desenvolvido pelos alunos do 11.º ano.

 

1ª Mobilidade: SEVILHA - ESPANHA, de 17 a 23 de Outubro de 2011

2ª Mobilidade: VARSÓVIA - POLÓNIA de 16 a 22 de Abril de 2012

3ª Mobilidade: BURSA - TURQUIA de 6 a 13 de Outubro de 2012

4ª Mobilidade: PENACOVA - PORTUGAL em Abril de 2013