Aviso: Abertura de concurso para contratação de um psicólogo, com cédula de incrição na Ordem dos Psicólogos.

A candidatura deverá ser submetida na página da DGAE: https://sigrhe.dgae.mec.pt/openerp/login

 

O concurso estará aberto por 3 dias úteis, a partir do dia de validação dos serviços da DGESTE.

Para outras informações, deverá consultar o Aviso de abertura do concurso aqui                                           

 

MAGUSTO

Uma vez mais cumpriu-se a tradição do Magusto, que contou com a participação e colaboração de todos os professores e educadoras bem como, dos pais e encarregados de educação e da comunidade de cada localidade que também se fez representar. 

Esta atividade realizou-se em articulação entre a educação pré-escolar e 1.ºCEB do decorreu nos Jardins-de-infância e Escolas do 1.º ciclo do agrupamento.

 

”LER Humaniza o SER” 

As bibliotecas do agrupamento, em parceria com a biblioteca municipal responderam ao convite do PNL “LEITURAS QUE UNEM”. O projeto concelhio de promoção da leitura e demos-lhe o título ”LER Humaniza o SER”.

Embora mais focado nas crianças mais novas, o projeto dirige-se também aos alunos do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e secundário e a  adultos da comunidade em que o agrupamento de escolas/escola se insere.

 Estabelecemos inúmeras parcerias com diversas entidades locais da área da cultura ou ligadas a grupos específicos nas áreas da saúde. O nosso projeto foi um dos 45 projetos selecionados a nível nacional.

        Convidamo-lo a envolver-se e a ajudar-nos a transformá-lo numa oportunidade para a melhoria do sucesso educativo dos nossos alunos.

 

PROGRAMA PARLAMENTO DOS JOVENS

O programa Parlamento dos Jovens, aprovado pela Resolução n.º 42/2006, de 2 de junho, é uma iniciativa da Assembleia da República, dirigida aos jovens dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário.

 No presente ano letivo vamos participar, pela primeira vez, com um grupo de alunos do ensino secundário.

Consulte a "Apresentação do Programa"

Halloween chegou à Escola!!

Os símbolos do Dia das Bruxas, ou Halloween são as abóboras, as bruxas, as aranhas, os morcegos e as velas. O Dia das Bruxas é celebrado um pouco por todo o mundo, mas é uma data especial em países como os Estados Unidos da América, Irlanda, Canadá e Reino Unido. Portugal não tem uma tradição tão forte neste dia como estes países, mas também se celebra o Halloween no nosso país, sobretudo pelas crianças e jovens.

Na Escola sede do Agrupamento e na EBI de S. Pedro de Alva estão decorrer exposições de trabalhos realizados pelos alunos do 2.º ciclo (nas disciplinas de Inglês, EV e ET), alusivos a esta temática. Ainda no âmbito da disciplina de Inglês, os alunos do 1.ºCEB construíram o "meio de transporte" das figuras mais mediáticas desta data... construíram as VASSOURAS para as bruxas...

Esta data foi também comemorada em todos os Jardins de Infância com a elaboração de trabalhos alusivos à data ou, tal como no JI de Penacova percorrendo as ruas  da vila, relembrando outros tempos. 

(Clique aqui para fotos)

 

 

 

DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO

E

 DIA INTERNACIONAL PARA A ERRADICAÇÃO DA POBREZA

No Agrupamento de Escolas de Penacova, decidimos assinalar o Dia Mundial da Alimentação e o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, 17 de outubro, sob o tema “Escola Contra o Desperdício – há gente que passa fome", com as turmas do 6º ano.

Neste sentido, convidámos os representantes da AMI, Assistência Médica Internacional, que desenvolve um trabalho muito importante com os Sem-Abrigo, que representam um dos grupos mais pobres da nossa sociedade, para explanarem a sua experiência e trabalho. A AMI proporciona uma resposta concreta às necessidades de pessoas em situação de dificuldade, isolamento e/ou exclusão social, adaptadas às características precisas da população. Palestra dinamizada pelo Grupo EMRC em articulação com o PES.

Lançámos também o desafio aos nossos alunos para, cada um, partilhar um alimento para oferecer à AMI. O desafio foi, também, lançado em todas as escolas do 1.ºCEB com a colaboração da docente de EMRC, tendo sido recolhido uma quantidade bastante significativa de alimentos.

Para além deste evento, dinamizaram-se outras ações, destacando-se a realização de uma exposição sobre leguminosas secas e alimentos com açúcar, foram ainda, distribuídos em diversos locais, folhetos elaborados pelos alunos e procedeu-se ao visionamento de filmes alusivos ao tema da alimentação. 

Estas atividades integram o projeto PES e o plano de atividades de EMRC, em articulação com o departamento de Educação Especial e com a Biblioteca Escolar. Consulte algumas fotos aqui

 

Exercício Público de Cidadania ”A TERRA TREME"

À semelhança de anos anteriores, o Agrupamento de Escolas de Penacova, no âmbito do Dia Internacional para a Redução das Catástrofes instituído pelas Nações Unidas, que se comemorou dia 13 de outubro, aderiu ao Exercício Público de Cidadania ”A TERRA TREME”, promovido pela Autoridade Nacional de Proteção Civil.

Trata-se de uma iniciativa nacional em que se desafiam à participação, todos os cidadãos, no exercício de preparação para o risco sísmico. 

Destaca-se o trabalho conjunto com o Ministério da Educação na promoção da Educação para o risco junto das Escolas, do pré-escolar ao secundário, num incentivo claro a uma cidadania ativa, solidária e responsável em matéria de proteção civil. Acresce referir que,”A TERRA TREME” é uma ação de sensibilização que esclarece o que fazer e não fazer em caso de sismo.

 

Prémios de Mérito Escolar

consulte fotos aqui

O Agrupamento de Escolas de Penacova, na sequência dos anos anteriores, premiou o desempenho escolar dos seus alunos relativamente ao ano letivo de 2015/2016.

Assim, no passado dia 15 de setembro, após a receção aos alunos e encarregados de educação, em todas as suas escolas, foram atribuídos os certificados de Mérito Escolar. Um momento que visa reconhecer e distinguir o valor e a excelência dos discentes de todos os níveis de ensino, perante a comunidade educativa.

 A Diretora salientou, mais uma vez, a importância deste evento, não só como forma de valorizar o mérito, a excelência, a dedicação, o esforço no trabalho e no desempenho, mas também como forma de incentivar todos os alunos para o sucesso educativo.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

AVISO

Informa-se toda a comunidade educativa que o ano letivo 2016/2017, no Agrupamento de Escolas de Penacova, terá início no dia 15 de setembro de 2016, 5.ª feira, pelas 9h30, para todos os ciclos de ensino e pré-escolar, com receção aos alunos e encarregados de educação, após a qual decorrerá a entrega dos Prémios de Mérito aos alunos que se destacaram no ano letivo 2015/2016.

No dia 15 de setembro, as atividades terminam às 12h30 (não haverá almoços) e no dia 16 de setembro todas as aulas decorrerão conforme o horário de cada turma.

Pré-escolar – horário da receção (consulte aqui

1.ºCiclo – às 9h30 em cada estabelecimento de ensino

EBI de S. Pedro de Alva – locais de receção por turma (consulte aqui

Escola 2,3 c/Sec de Penacova – locais de receção por turma (consulte aqui

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

LISTAS ORDENADAS DOS CANDIDATOS AO CONCURSO PARA HORÁRIO DO GRUPO 290 

 

LISTAS ORDENADAS DOS CANDIDATOS AO CONCURSO PARA AEC:

Nº OFERTA: 1176 - 

nº OFERTA: 1168 - 

Nº OFERTA: 1170 - 

Nº OFERTA: 1178 - 

Nº OFERTA: 1175 - 

Nº OFERTA: 1173 - 

ERRATA ao concurso de admissão de Técnicos para lecionação das AEC:

O conurso estará aberto por 3 (três dias) a partir da data de publicação E NÃO DIAS 5 E 6 DE SETEMBRO.

De 5 a 6 de setembro próximo estará aberto concurso para seleção de técnicos para lecionação de AEC no regime de execução de tarefa ocasional ou serviço determinado precisamente definido e não duradouro, nas áreas de Oficina Criativa, Ensino de Música e Atividade Física e Desportiva, através da plataforma disponibilizada pela DGRHE.

 Consulte o aviso de abertura aqui 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

  

 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Clique aqui e conheça o nosso agrupamento

 

Campeonato Distrital de Badminton - fotos

No dia 14 de abril, o nosso agrupamento esteve representado por 12 alunos, no campeonato distrital de badminton, realizado no Agrupamento de Escolas da Tocha, no âmbito do Desporto Escolar.

O aluno Diogo Pisco, a frequentar a EBI de S. Pedro Alva (SPA), obteve o 1º lugar e foi apurado para o campeonato regional, na competição de iniciados masculinos individuais, que decorrerá em Castelo Branco, nos dias 22 e 23 de abril.

Os nossos alunos obtiveram as seguintes classificações:

Iniciados femininos:

5ºlugar - Ana Beatriz Costa (7ºC)

9ºlugar - Carolina Fonseca (10ºB)

Iniciados masculinos:

1ºlugar - Diogo Pisco (9ºSPA)

5ºlugar - Leandro Malta (8ºSPA)

Pares mistos (iniciados):

4ºlugar - Ana Beatriz Costa (7ºC) / Luís Santos (8ºA)

9ºlugar - Carolina Fonseca (10ºB) / Pedro Assunção

Pares homens (iniciados):

3ºlugar - Diogo Pisco (9ºSPA) / Leandro Malta (8º SPA)

9ºlugar - João Alves (8ºD) / Rodrigo Adelino (8ºC)

Juvenis Femininos:

9ºlugar - Bárbara Baptista (9ºA)

9ºlugar - Cristiana Santos (10ºB)

Juvenis Masculinos:

5ºlugar - João Silva (9ºD)

5ºlugar - Hugo Santos (10ºA)

Parabéns ao Diogo Pisco, pelo seu apuramento para o campeonato regional da modalidade e a todos os participantes que dignificaram o nosso agrupamento!

 

PEDDY PAPER 2016  fotos aqui

Realizou-se, no dia 16 de março, o Peddy Paper, no nosso agrupamento, organizado pelos docentes de Educação Física, em articulação com a Biblioteca Escolar e dinamizado com a colaboração de todos os departamentos curriculares, proporcionando interdisciplinaridade, fomentando o gosto pela leitura e a promoção de hábitos de vida saudável, num ambiente salutar de convivência de toda a comunidade educativa.

As equipas vencedoras foram as seguintes:

                - 2º ciclo do ensino básico - 6ºB ("No Name");

                - 3º ciclo do ensino básico - 8ºA (Black wolf);

                - ensino secundário e outros - assistentes técnicos (Altília).

Resultados - clique aqui

Na competição da melhor indumentária os vencedores dos alunos foram os Turistas, do 10.ºTAR, e na categoria "os outros", venceram os assistentes técnicos (as Galinhas...).

Parabéns aos vencedores e a todos os participantes e dinamizadores.

O agrupamento agradece a colaboração da Câmara Municipal de Penacova, que assegurou o transporte dos alunos de S. Pedro de Alva. O grupo de Educação Física agradece a colaboração dos alunos do 2.ºCVAPI pelo apoio na dinamização da atividade.

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Corta Mato Nacional

Consulte as fotos da prova aqui 

No passado dia 27 de fevereiro de 2016, em Vila Nova de Famalicão, decorreu o Corta Mato Nacional onde estiveram presentes os alunos Catarina Gonçalves do 7.ºC e Leonardo Duarte do 9.ºB, acompanhados pela professora Ana Mendes, em representação do distrito de Coimbra.
Apesar do tempo instável, com períodos de sol intercalados com períodos de chuva, e do terreno bastante enlameado, a Catarina e o Leonardo estiveram muito bem nas respetivas provas. A Catarina Gonçalves obteve o 35.º lugar e o Leonardo Duarte obteve um honroso 3.º lugar.
Parabéns aos dois alunos pela sua prestação, que dignificaram tanto o nosso Agrupamento, como o distrito de Coimbra.

 

 

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

D. Ximenes Belo visita Penacova

visualize algumas fotos

A comunidade educativa de Penacova recebeu a visita de D. Ximenes Belo, bispo da Igreja Católica e administrador apostólico emérito de Díli, o qual proferiu uma palestra no âmbito das comemorações do “Dia Escolar da Não Violência e da Paz”. 

Dinamizada pelo grupo de Educação Moral e Religiosa Católica, a iniciativa teve lugar hoje dia 19 de fevereiro, no Auditório do Centro Cultural de Penacova.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 

Esclarecimento IRS - despesas de educação   

Informam-se todos os utentes dos serviços da Escola Sede do Agrupamento de Escolas de Penacova de que, relativamente às despesas de educação para efeitos de IRS, devem os interessados consultar o Portal das Finanças no e-fatura.

De acordo com a informação transmitida pela Autoridade Tributária "os utentes devem entrar nas faturas, acionar o botão «guardar», após o que devem entrar novamente e tentar alterar. Caso, ainda assim, não consigam, podem reclamar no Portal das Finanças, de 15 a 31 de março".

Chama-se à atenção de que "caso não consigam proceder à alteração, devem, de acordo  com o Decreto-Lei n.º5/2006, considerá-las nas despesas de educação aquando do preenchimento do Modelo 3 do IRS, desde que as mesmas tenham enquadramento legal".

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Consulte o cartaz

 

ESTRELAS DE NATAL MAKE-A-WISH

Com as estrelas Make-A-Wish seja um herói este Natal.

 

 

 

 

 

Candidatura para o Subsídio Escolar e Requisição de Transporte Escolar para 2015/2016 

Banco de Manuais 

Devolução dos Saldos dos Cartões Eletrónicos 

Aviso sobre os Cacifos 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Projeto “APRENDER A SÉRIO COM A BIBLIOTECA ESCOLAR”

O projeto insere-se num Plano de Desenvolvimento Integrado da Literacia da Informação, que está a ser aplicado junto dos alunos do 3.ºciclo e prevê a (re)construção de práticas pedagógicas promotoras desta literacia, articulando o trabalho de sala de aula com a Biblioteca Escolar.

O objetivo do projeto “Aprender a sério com a Biblioteca Escolar” é conferir maior abrangência e sustentabilidade às ações que a Biblioteca Escolar tem vindo a realizar para o desenvolvimento integrado das literacias da leitura, da informação e dos média.

Consulte o vídeo das boas práticas implementadas

___________________________________________________________________________________________________________________

 

 

 

Campanha ESCOLAS INTERECYCLING 
A campanha tem como principal objetivo sensibilizar e envolver toda a comunidade para a importância do correto encaminhamento e reciclagem de Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos (REEE´s) e Resíduos de Pilhas e Acumuladores (RPA).

Entregue os seus eletrodomésticos, lâmpadas e pilhas… até 30 de maio de 2015

Pontos de recolha: Escola 2,3 c/Sec de Penacova e EBI de S. Pedro de Alva.

O Ambiente agradece a colaboração de todos!

______________________________________________________________________________________________________________________

HORÁRIOS DOS ALUNOS 2014/2015

 

Disponíveis no Moodle, no Espaço destinado a ALUNOS os horários das turmas, com todas as atualizações.

 ____________________________________________________________________________________________________________

 

 

_________________________________________________________________________________________________________

BANCO DOS MANUAIS - URGENTE

Alertam-se todos os Encarregados de Educação que devem entregar os manuais escolares até 8 dias após a publicação das classificações finais, de acordo com o Regulamento do "Banco Manuais"

Consulte o Regulamento do “Banco de Manuais” e o “Aviso para os Encarregados de Educação”.