"Día del Español"

No dia 10 de maio, comemorou-se o "Día del Español". Para este fim, os alunos de Espanhol do Agrupamento participaram numa recriação do desfile do Día de la Hispanidad, com direito à presença do Rei Felipe VI e Dona Letizia Ortiz, com deposição de coroa de louros e desfile de exército de terra, ao som do hino de Espanha e de bandas. Até a chuva esteve presente, para a recriação ser ainda mais autêntica. Louvores ao aluno Rodrigo Carvalho, do 9ºC, que muito pesquisou e o idealizou.

Depois, houve a simulação da  "Tomatina" (com balões de água em vez de tomates), que muito divertiu os que nela participaram. 

No átrio do Bloco 7, esteve patente uma exposição de artigos variados de origem espanhola e de trabalhos realizados pelos alunos. Houve ainda uma banca de venda de natillas, primorosamente confecionadas pela nossa equipa de Educação Especial.

 

Dia do Francês

No âmbito da Journée Internationale de la Francophonie, no dia 20 de março, realizou-se a atividade “Dia do Francês”, nas duas escolas do Agrupamento, tendo toda a comunidade escolar aderido com sucesso a este evento. Este dia foi celebrado com uma exposição de fotos/postais de monumentos franceses, trabalhos realizados pelos alunos, documentos vários relacionados com a língua francesa, gastronomia, literatura,música, filmes...  

Foram ainda confecionados "crêpes", na escola de SPA pelos alunos e, na escola sede pela equipa do ensino especial, a quem o grupo agradece a colaboração.  

OS GIGANTES DA PAZ (FOTOS)

No dia 30 de janeiro, assinalou-se no nosso agrupamento, pelo segundo ano consecutivo, o DIA ESCOLAR DA NÃO VIOLÊNCIA E DA PAZ, dinamizado pela disciplina de EMRC.

Na EBI de S. Pedro de Alva, decorreu uma sessão de sensibilização com dois voluntários da Amnistia Internacional, dois jovens comprometidos com os Direitos Humanos e a Paz. Nas restanteCas decorreram outras atividades de sensibilização sentido da construção da Paz.

 

Palestra "ENVELHECIMENTO DAS CÉLULAS!" 

 No dia 19 de janeiro, ocorreu uma palestra no anfiteatro da Escola Secundária de Penacova, proferida pela Dra. Célia Aveleira, Investigadora do Centro de Neurociência da Universidade de Coimbra (CNC), intitulada “Como é que as células envelhecem? Será possível impedir o envelhecimento?”, destinada aos alunos de Biologia e Geologia do 11º ano.

DIA DE REIS

No dia 6 de janeiro de 2017, cumprindo a tradição, os alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo saíram à rua para entoarem canções tradicionais do Dia de Reis pelas ruas das localidades.

As comunidades participaram  acompanhando os cortejos e foram saudadas pelos alunos.

CLIQUE AQUI PARA VER FOTOS

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Alunas ganham menção honrosa no concurso “Uma aventura literária… 2016”

O Agrupamento de Escolas de Penacova, na sequência dos anos anteriores, promoveu a participação dos seus alunos no concurso “Uma aventura literária… 2016”. Trata-se de um concurso destinado a todos os anos de escolaridade, com cinco modalidades - Texto Original, Crítica, Desenho, Teatro e Olimpíadas da História – promovido pela Editora Leya.

Uma vez mais, de entre 14046 trabalhos, foi reconhecido o talento na modalidade de Texto Original, a duas alunas do 1º ciclo, do 4ºano. Assim, toda a comunidade escolar se congratula com a atribuição de duas menções honrosas: a Daniela Carina Oliveira Lopes, 4.º ano – EB1 de Aveleira e a Camila Beato Rodrigues, 4.º ano – Centro Escolar de Lorvão, tendo-lhes sido oferecido um diploma e um livro. 

Estão de parabéns a Camila e a Daniela, bem como todos os participantes e os seus docentes.

 

Sessão sobre “Internet Segura”

Na escola sede do Agrupamento de Escolas de Penacova, realizaram-se na passada sexta feira, dia 15 de abril, pelas 9h15 e 10h20, duas sessões sobre Internet Segura para os alunos do 6ºano de escolaridade, dinamizadas pelo professor Agostinho Andrade.

O docente procurou alertar e consciencializar os alunos para os perigos e necessidade de segurança na utilização da Internet. Assim procedeu-se ao visionamento de um filme, seguido de um debate e da discussão sobre cinco assuntos dos mais recorrentes na navegação e na comunicação na Net.

Por fim, foi feita a divulgação dos 18 cartazes alusivos ao tema, convidando os alunos a visioná-los nos locais da escola onde se encontram afixados.

Trata-se de uma intervenção que cada vez mais urge realizar-se precocemente, quer pelo desenvolvimento fulgurante das novas tecnologias de informação e de comunicação, quer pelo facto da adesão às mesmas se verificar cada vez mais cedo, quer pela necessidade de integração na sociedade atual.

 

 

Agrupamento de Escolas de Penacova vive o Carnaval!

Cumprindo uma das tradições que mais alegria traz às ruas de Penacova, os alunos das diversas escolas do Agrupamento saíram à rua para festejar o Carnaval. 

Visualize mais fotos aqui

 

DIA ESCOLAR DA NÃO VIOLÊNCIA E DA PAZ

Para ver fotos clique aqui

No dia 30 de Janeiro celebra-se  o Dia Escolar da Não Violência e da Paz, uma iniciativa do poeta, pedagogo e pacifista espanhol Llorenç Vidal. Desde 1964, que a celebração deste dia pretende chamar a atenção de políticos, governantes, pais, educadores e professores que é necessária uma educação permanente pela paz e pela não violência.

A escolha da data não foi escolhida ao acaso, mas por ser o dia do assassinato (em 1948) de um dos maiores defensores da paz, da não-violência, da justiça e da tolerância entre os povos: Mahatma Gandhi. Considerado o pai da Índia, Gandhi foi um homem de boa vontade que lutou, sem ódio, pela independência da sua pátria e pela paz do mundo.

O Agrupamento de Escolas de Penacova comemorou esta data com uma atividade dinamizada pelas professoras e alunos de EMRC.

 

Corta-mato distrital  fotos

Decorreu hoje, dia 26 de janeiro, em Coimbra, na Praça da Canção, o Corta-Mato Distrital, no qual o Agrupamento de Escolas de Penacova esteve representado pelos(as) 40  alunos(as) que foram apurados na fase escola.

O nosso agrupamento  obteve o 1º lugar individual, no escalão juvenis masculino adaptado (Leonardo Duarte, 9ºB, apurado para corta-mato nacional); o 2º lugar individual, no escalão de infantis B feminino (Catarina Gonçalves, 7ºC, apurada para fase nacional); o 2º lugar, por equipas, no escalão de infantis A feminino (Matilde Santos, 5ºA SPA, Beatriz Marques, 4º PEN7, Bruna Penetra, 4ºPEN 6, Cassandra Rosa, 5ºC, Maria David, 5ºC, e Ana Oliveira, 5ºA) e o 3º lugar, por equipas, no escalão de infantis B masculino (Alexandre Brás, 7ºA, Tomás Borges, 7ºB, Pedro Henriques, 5ºA SPA, Tomás Laranjeira, 7ºB, Tiago Oliveira, 6ºB , e João Gouveia, 6ºC).

É de realçar o 4º lugar, por equipas, no escalão de juvenis masculino (João Silva, 9ºD, Rodrigo Dinis, 10ºA, Miguel Duarte, 12ºA, Nuno Fernandes, 9ºVOC, Leonardo Duarte, 9ºB, e Diogo Costa, 10ºC).

Todos(as) os alunos e alunas representaram dignamente o nosso agrupamento.  

Parabéns!!

Sessão Escolar do programa Parlamento dos Jovens

Ser deputado não é uma profissão, mas sim um serviço.

No âmbito do programa “Parlamento dos Jovens”, no dia 11 de Janeiro de 2016, realizou-se uma Sessão com o Sr. Deputado Maurício Marques. Começou por apresentar um PowerPoint com o intuito de dar a conhecer a Assembleia da República, o seu funcionamento e ainda as funções de um deputado.

Respondeu a várias perguntas dos alunos, principalmente dos participantes do Programa Parlamento dos Jovens, afirmando que a discriminação é algo muito recorrente na sociedade mas, principalmente, nos grandes centros urbanos.

Nunca foi seu objectivo ingressar na política, pois formou-se em Engenharia Mecânica e trabalhou durante algum tempo nessa área, até ao dia em que foi convidado para fazer parte da lista do PSD à Câmara Municipal de Penacova. Acabou por ser eleito Presidente da Câmara exercendo este cargo durante 20 anos. Aconselha a todas as pessoas que procurem uma profissão, e depois sim, exercer a atividade política. Considera que as pessoas falam dos políticos e autarcas mas que não têm interesse, nem disponibilidade para a política e acha que é bom haver interesse pela política.

Maurício Marques diz que ser deputado não é uma profissão, mas sim um serviço!

À pergunta sobre a introdução das provas de aferição nos 2º, 5º e 8º anos, Maurício Marques não quis manifestar a sua opinião, apenas dizendo que a vida de uma pessoa é feita de avaliações.

Questionado sobre os cortes da função pública e sobre os salário dos deputados, disse que os salários destes também sofreram cortes.

Sendo antigo Presidente da Câmara de Penacova, este diz que ainda falta fazer muita coisa no concelho, pois diz que nunca está tudo feito, mas refere que o serviço de saneamento é o mais importante.

Referiu que vale sempre a pena estudar, independentemente, do nível de empregabilidade, pois aumenta sempre a qualificação de uma pessoa e o nível de cultura em Portugal.

 Tiago Alves – 8º B/ SPA


   

 

O programa Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República, dirigida aos jovens dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário.

Um grupo de alunos da EBI de S. Pedro de Alva, com a coordenação da docente Paula Marques, inscreveu-se no programa.

Conheça as propostas da Lista J… e o calendário das ações do programa

 

Comemoração do Dia Mundial da Luta Contra a SIDA

No âmbito do Dia Mundial da Luta Contra a SIDA, que se comemora em todo o mundo a 1 de dezembro, realizaram-se, no passado dia 10 de dezembro, sessões de esclarecimento sobre a temática com 4 técnicas da Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a Sida” – Delegação do Centro.

Os alunos dos 6.º e 9.ºanos foram alertados para a necessidade de prevenção e de precaução contra o vírus da SIDA, que ataca o sistema sanguíneo e o sistema imunológico do doente.

A SIDA ou VIH (Vírus da Imunodeficiência Humana) foi descoberta no ano de 1981 e matou mais de 30 milhões de pessoas em todo o mundo. África é o continente onde a SIDA tem feito mais vítimas. No final de 2013 contavam-se cerca de 35 milhões de pessoas com a doença e 7500 novos casos por dia.

Agradece-se à Delegação do Centro da Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a Sida”, que todos os anos têm colaborado com o Agrupamento no esclarecimento dos nossos jovens.

 

O Agrupamento de Escolas de Penacova comemora a Semana dos Direitos Humanos

O Projeto Paideia e as Bibliotecas Escolares desenvolvem, nas escolas do Agrupamento, durante os próximos dias, diversas ações de sensibilização para os direitos e liberdades básicas de todos os seres humanos, a saber exposições, debates, leituras e apresentação de obras literárias. Assim, neste âmbito, no dia 11 de Dezembro, terá lugar, no auditório da escola sede, para alunos do ensino secundário, uma palestra subordinada ao tema: A Crise dos Refugiados na Europa e as Mobilidades Transnacionais, dinamizada pela Dra Elsa Lechener do CES (Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra).

 

 


O Departamento de Educação Especial está a realizar uma atividade inserida na Comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, 3 de dezembro. Os alunos de diversas escolas têm oportunidade de participar em vários jogos envolvendo os cinco sentidos.

Clique para ler a notícia completa

 

 

VISITA DE ESTUDO AO CENTRO DE CIÊNCIA JÚNIOR

 Visualize fotos

No dia 18 de novembro os alunos do 11.º A e B deslocaram-se ao Centro de Ciência Júnior – Biocant Park (Cantanhede) a fim de realizarem uma atividade laboratorial. Nesta atividade pretendeu-se explorar conceitos na área da genética, abordando as doenças oncológicas, em particular o cancro da mama. Foi estudada a predisposição hereditária de indivíduos, através da deteção de mutações em genes de suscetibilidade para o cancro da mama.

O trabalho prático foi realizado recorrendo ao uso de enzimas de restrição, específicas para a sequência de ADN, associada à mutação do gene e análise de amostras, através da técnica de eletroforese em gel.

 

 

DIA MUNDIAL DA DIABETES

 Visualize algumas fotos

Na 6.ªfeira, dia 13 de novembro, na Escola 2,3 c/Sec de Penacova e 2.ªf, dia 16 de novembro, na EBI de S. Pedro de Alva, a Equipa do Projeto "Promoção e Educação para a Saúde", com a colaboração dos Bombeiros Voluntários de Penacova, vai contribuir para a sensibilização de uma problemática que muito atinge a população - a DIABETES.

Além do rastreio de glicemia para a comunidade educativa, irão decorrer sessões de sensibilização.


"A Diabetes assume um papel significativo nas causas de morte em Portugal, tendo estado na origem de 4,0% das mortes ocorridas em 2014."

 

 

A TERRA TREME – 6 de novembro, às 11h06

EXERCÍCIO PÚBLICO DE CIDADANIA NO ÂMBITO DO RISCO SISMICO

Visualize as fotos

O Agrupamento de Escolas de Penacova participou no exercício nacional A TERRE TREME. Esta iniciativa, promovida pela Autoridade Nacional de Proteção Civil e que teve a duração de apenas 1 minuto, procura chamar a atenção para o risco sísmico e para a importância de comportamentos simples que os cidadãos devem adotar em caso de sismo, mas que podem salvar vidas.

Muitas zonas do globo são propensas a sismos e Portugal também é um território suscetível, com zonas particularmente sensíveis a este risco.

Os participantes são convidados a participar no exercício nacional, praticando os três gestos básicos de proteção em caso de sismo:

 

HALLOWEEN… a chegar a Penacova!!

O Halloween ou Dia das Bruxas é uma forte tradição cultural nos Estados Unidos e em todos os países de Língua Inglesa, mas surgiu entre os Celtas há cerca de 2500 anos. O nome “Halloween” é uma contração do termo "All hallow"s eve", que significa “véspera de todos os santos”, no inglês antigo.

Desde sua origem, o Halloween é celebrado no dia 31 de outubro.

Visualize mais fotos

 

Comemoração do Dia Mundial da Alimentação

16 de outubro   

 

 Comemoração dos 20 anos da EBI de S. Pedro de Alva

Visualize algumas fotos

 

No passado dia 25 de setembro de 2015, decorreram as comemorações dos 20 anos da Escola Básica Integrada de S. Pedro de Alva.

Com uma cerimónia simples foi possível reunir os alunos e pessoal docente e não docentes e festejar esta data.

  

 Prémios de Mérito de Excelência 2014-2015

Visualize algumas fotos

No passado dia 18 de setembro de 2015 decorreram as sessões de entrega dos prémios de mérito de excelência no Agrupamento de Escolas de Penacova.

Na presença dos pais, familiares e amigos, os alunos galardoados foram distinguidos pelo seu desempenho escolar, cumprindo e respeitando os valores expressos no projeto educativo.

Na cerimónia da escola sede, a diretora do agrupamento, a professora Ana Clara Almeida enalteceu o trabalho dos alunos e professores e reiterou a importância de cultivar a excelência, referindo que “o reconhecimento público do mérito é um direito consignado, mas consiste igualmente num estímulo para os restantes alunos, para que estes se empenhem mais e melhorem os seus resultados escolares”.

Foi ainda salientada a importância dos alunos galardoados integrarem grupos de apoio a colegas com mais dificuldades, enaltecendo a educação por pares como uma estratégica pedagógica de sucesso, que, simultaneamente, valoriza valores fundamentais da formação humana – como sejam a amizade, o sentido de responsabilidade e de solidariedade.

Uma cerimónia que constituiu o momento para enaltecer o trabalho de todos os agentes envolvidos na educação dos nossos alunos, porque o sucesso educativo é uma responsabilidade de toda a comunidade, porque a todos exige um espírito de compromisso com o objetivo de alcançar o sucesso. 

 

Roteiro Geológico

No dia 19 de maio de 2015 os alunos do 11º A e B, no âmbito da disciplina de Biologia e Geologia percorreram um circuito geológico Penacova – Sta. Comba Dão – Penacova, no qual tiveram oportunidade realizar uma aula de campo. Ao longo do percurso observaram vários afloramentos onde estão presentes os diferentes tipos de rochas e deformações estudados nas aulas.

É de salientar que esta região possui vários geomonumentos de interesse nacional, apresentando características singulares no nosso país.

 

Para além disso, os alunos tiveram ainda oportunidade de contemplar as belas paisagens da região. 

Consulte as fotos aqui

 

Concurso “Ideias INOVA”

Jovens Criativos, Empreendedores

No âmbito do concurso de ideias INOVA! - Jovens Criativos, Empreendedores para o século XXI, a Escola EB1 de Aveleira candidatou-se ao prémio INOVA Social - Edição 2014-2015, com o projeto “Vamos dar mais verde à escola”.

O projeto procura dar resposta à falta de espécies vegetais no espaço circundante na escola, arborizando e embelezando os espaços com espécies vegetais diversas (árvores de ornamentação de jardins, ervas aromáticas, arbustos e criação de hortas pedagógicas e estufa de plantas medicinais). Tem como objetivo geral a promoção da mudança prática de atitudes e da aquisição de novos hábitos em relação à utilização dos recursos naturais, favorecendo a reflexão sobre a responsabilidade de cada um na manutenção e criação de um ambiente sustentável, como garantia da vida no planeta Terra.

O projeto foi aprovado para as finais regionais e no dia 24 de abril, os representantes dos alunos, Mariana Carpinteiro (3.º ano) e Gabriela dos Santos (4.º ano), juntamente com a professora Leonor Custódio (professores responsáveis da equipa promotora: Leonor Custódio e Miguel Jesus), deslocaram-se à DGEstE em Coimbra, para a defesa do projeto... (ler notícia completa).

 

Voluntariado embeleza Mata do Buçaco

   No dia 10 de abril de 2015, os alunos do Prosepe participaram mais uma vez em uma atividade na mata do Buçaco, junto à casa do antigo guarda-florestal. Voluntariamente, os alunos contribuíram para o reflorestamento da mesma, plantando sobreiros, descascando o tronco das acácias (para eliminar esta espécie invasora) e podando azevinhos. Os alunos aderiram à atividade com grande entusiasmo, seguindo as instruções de uma equipa de técnicos da Câmara Municipal de Penacova.

Foi uma manhã bem passada e em que o trabalho foi bastante, e os alunos deram a sua contribuição para embelezar esta bela mata do Buçaco, património natural de todos nós.

Diana Cruz e Matilde Gonçalves – 6.ºC

 

“As Histórias que Fugiram das Árvores”

Departamento de Matemática e Ciências Experimentais – Articulação com o PES e BE

No âmbito da comemoração do dia Árvore e das Florestas, Susana Neves, escritora, pintora, fotógrafa, jornalista de cultura, investigadora de etnobotânica, é autora do texto e fotografias do livro “Histórias que fugiram das árvores”, aproveita para chamar a atenção para a importância e necessidade da proteção destes autênticos “amigos verdes”: é preciso protege-las, é preciso não perder as raízes. Com este encontro a autora espera que nunca voltem a olhar as árvores da mesma maneira; em Portugal ainda não se aprendeu a perceber a importância das árvores. Trocar centros comerciais por passeios ao ar livre e ter mais atenção ao ambiente que nos rodeia, são conselhos deixados pela autora.

 

Visita de Estudo ao Parque Biológico da Serra da Lousã

 

No passado dia 16 de março, os alunos do 5º ano do Agrupamento de Escolas de Penacova, no âmbito da disciplina de Ciências Naturais, realizaram uma visita de estudo ao Parque Biológico da Serra da Lousã.

“Saímos da escola de autocarro por volta das nove horas e chegámos ao parque a meio da manhã. No fim de comermos alguma coisa leve, demos entrada no parque. Como éramos muitos alunos fomos divididos em dois grandes grupos. O nosso começou por andar uma volta a cavalo. Foi muito divertido! Depois disso, fomos visitar os animais domésticos e tivemos a oportunidade de lhes dar alimento.

Mas o mais interessante da visita ainda estava para vir. Depois do almoço, fomos para a parte selvagem do parque. Então aí vimos ursos, lobos, lontras, raposas, linces… O nosso guia explicou como estes animais vivem de uma maneira muito interessante.

Ainda tivemos tempo de ver um pequeno museu, dois filmes e um moinho.

Gostámos muito desta visita de estudo e alguns alunos prometeram voltar com as suas respetivas famílias.”

 

 

 

Atividade de articulação – JI de Penacova e EB1 de Penacova

Visualize as fotografias aqui

Com esta atividade pretendeu-se que os alunos da turma B do JI de Penacova e da turma Pen 4 (3º A) da EB1 de Penacova, através da confeção de um bolo, aprendessem/aplicassem conceitos matemáticos como medidas, adição, multiplicação, conceitos de ciências além de regras de segurança e higiene:

Os meninos da turma 3.ºA, do 1º ciclo de Penacova, chegaram e fizémos a experiência do Arco-Íris, na nossa sala. Foi preciso uma bacia de água e um espelho. A luz do sol refletiu no espelho, que estava dentro de água e apareceu, no teto, o arco-íris.

Depois fomos fazer o Bolo, chamámos-lhe Bolo da Amizade, porque o Arco-Íris é…

Amizade…Alegria…Fantasia…. e Felicidade! 

Tivemos que resolver alguns problemas como:

- a receita é para 15 pessoas, nós somos 41;

- só havia 3 cores: azul, amarelo e vermelho para fazer as 7 cores do Arco-Íris.

- só tínhamos 2 copos para medida….

Enquanto os bolos se coziam, brincámos no recreio e fizémos pinturas.

Gostámos muito e queremos fazer outra vez.

Texto da turma B do JI/20 de fevereiro 2015

________________________________________________________________________________________________________________

O Carnaval em Penacova

No dia 13 de fevereiro, a tradição voltou a cumprir-se e os nossos alunos saíram à rua, para desfilar os seus trajes… ao sabor da sua imaginação e criatividade!

As várias escolas do Agrupamento organizaram a atividade e percorreram as ruas das respetivas localidades.

Visualize algumas fotografias

 

MECANISMOS NEUROQUÍMICOS CEREBRAIS:

A PROCURA DA FELICIDADE, O IMPULSO, A VONTADE E FRONTEIRA PARA A TOXICODEPENDÊNCIA

 

Esta foi a temática da palestra realizada no dia 11 de fevereiro, e dinamizada pelo Projeto PES! Quem assistiu, (alunos do Ensino Secundário), dificilmente esquecerá a forma entusiasta, assertiva e verdadeiramente deliciosa, com que a Professora Doutora Manuela Grazina, especializada em Genética Humana, Genética Bioquímica, Neurociências e Farmacogenómica, nos brindou, dissecando de forma objetiva e pragmática, algo que é a essência da nossa vida: a Felicidade! “Porque queremos ser felizes?”, “Qual o limite da nossa Felicidade?”, “Como, e quando, sabemos se somos Felizes?”, “Que mecanismos biológicos possuímos que nos comprovam essa felicidade ou que mecanismos externos nos a podem roubar?”… Estas questões foram sendo colocadas e, sabiamente, esclarecidas pela palestrante, num contínuo de sabedoria e boa disposição! Impossível ficar indiferente, ao tumulto de pensamentos que nos assolaram na procura constante da resposta às diferentes questões!

Diz quem esteve, que foi um momento único…

Afinal, “todos procuramos o nosso Ferrari!”

Clique para ler a Notícia Completa

 

 

CORTA MATO DISTRITAL

No passado dia 10 de fevereiro decorreu mais uma edição do Corta Mato Distrital do CDLE de Coimbra realizado em Maiorca.

Os alunos do nosso Agrupamento realizaram com ótimo desempenho, a dura prova destinada ao seu escalão. Foram conseguidos bons resultados, quer a nível individual quer a nível coletivo, destacando-se o 1.º lugar, no escalão de juniores masculinos, conquistado pelo Leandro Rosas (12.ºB) e o 2.º lugar por equipa, no escalão de infantis B femininos, atingidos pelas alunas Ana Silva (6.ºB), Catarina Gonçalves (6.ºD), Juliana Teixeira (6.º B), Mariana Duarte (6.ºA) e Sara Xavier (6.ºC).

Parabéns a todos os participantes!

 

 VISITA DE ESTUDO

ao

Centro de Fusão Nuclear e Museu de História Natural

 

No dia 6 de fevereiro de 2015, os alunos do 10.º A1, 10.º B e do curso profissional TGPSI, participaram uma visita de estudo ao Centro de Fusão Nuclear, Unidade de Investigação do Instituto Superior Técnico.

A Fusão Nuclear é a fonte de energia das Estrelas e constitui uma fonte potencial de energia limpa, segura, praticamente inesgotável e economicamente atrativa para a Humanidade.

Os alunos visitaram, também, o Museu de História Natural, onde tiveram oportunidade de ver diversas exposições e realizar um percurso expositivo, acompanhando a sucessão dos principais eventos astronómicos, geológicos e biológicos que contribuíram para a formação do nosso planeta ao longo dos seus 4600 milhões de anos de história.

 

Palestra sobre Células Estaminais

No dia 3 de fevereiro de 2015 a Dra. Cláudia Cavadas, professora na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de Coimbra e investigadora do Centro de Neurociências de Coimbra, esteve presente na nossa escola a fim de proferir uma palestra sobre células estaminais.

A atividade destinou-se aos alunos do 11.º ano, turmas A e B, no âmbito da disciplina de Biologia e Geologia. Tratando-se de um tema que faz parte dos conteúdos abordados na referida disciplina, foi propiciado aos alunos a possibilidade de conhecer melhor algumas das enormes potencialidades terapêuticas das células estaminais nos diversos campos da medicina.