Atividades no âmbito da Cidadania e Desenvolvimento

No dia 9 de maio de 2022 decorreram, na Escola Básica e Secundária de Penacova, ações de sensibilização sobre Educação Rodoviária para os alunos dos 5.º e 6.ºanos. Estas atividades têm vindo, igualmente, a ser dinamizadas, pela GNR, em todos os estabelecimentos de educação e ensino, para as crianças da Educação Pré-escolar e para os alunos do 1.ºCiclo.

  

No passado dia 11 de maio de 2022, decorreram, na Biblioteca Escolar, Oficinas de Ecologia e Sociedade para os alunos do 5.ºano de escolaridade. Estas oficinas foram dinamizadas por técnicos do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.

  

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Visita de Estudo do 5.º Ano

No passado dia 04 de maio, as seis turmas do 5.º ano do Agrupamento realizaram uma visita de estudo ao Museu PO.RO.S. - Portugal Romano em Sicó - , em Condeixa-a-Nova e ao Parque Biológico da Serra da Lousã, em Miranda do Corvo. A atividade contou com a participação de 91 alunos e foi dinamizada pelas disciplinas de História e Geografia de Portugal, Ciências Naturais, EMRC e Cidadania e Desenvolvimento. Os alunos mostraram-se bastante recetivos às experiências vividas neste dia, revelando interesse e curiosidade nos dois espaços visitados. No primeiro, entraram no túnel do tempo e foram reviver a apaixonante história do Império Romano e da romanização da Península Ibérica. No segundo, puderam andar a cavalo, alimentar os animais da quinta, ver inúmeras espécies de animais selvagens e “perder-se” num labirinto.

Para além de proporcionar aos alunos outros meios de aprendizagem, fora do espaço escolar, esta atividade fomentou o convívio saudável e as relações interpessoais, sendo do agrado de todos os envolvidos.  

 

      

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Fase Intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura

No dia 27 de abril, decorreram as provas orais da Fase Intermunicipal da 15.ª Edição do Concurso Nacional de Leitura no Hotel Palace da Lousã. 

As alunas Mariana Gaudêncio (LORV3) e Zlata Markeshina (5.ºB) representaram o Agrupamento de Escolas de Penacova com brio e elegância, prestando excelentes provas. Contudo, em cada nível de ensino só podiam passar à final dois em cinco alunos e as nossas alunas não passaram à final. 

No final do evento, todos os alunos foram elogiados pelas várias entidades presentes, pois o facto de terem chegado à Fase Intermunicipal, pelas suas boas leituras, foi uma vitória. As alunas receberam os seus prémios/presentes e irão receber os certificados de participação.

Parabéns!!

  

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Sessão sobre Programação e Robótica

No passado dia 21 de abril de 2022, os alunos dos 2.º e 3.º ciclos da EBI de S. Pedro de Alva tiveram a oportunidade de vivenciar novas aprendizagens e desenvolver novas competências com base na Programação e Robótica. 

Uma iniciativa do Clube STEM do Agrupamento, com a colaboração Centro de Competência Softciências do Departamento de Física da Universidade de Coimbra.

No próximo dia 5 de maio, os alunos da Escola Básica e Secundária de Penacova poderão participar, também, nesta experiência.

 

  

  

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

“Suporte Básico de Vida” – 9.ºano

A atividade foi realizada pelos Bombeiros de Penacova, integrada no PES, para os alunos do 9.º ano que participaram com grande entusiamo: colocaram questões, esclareceram as suas dúvidas e tiveram oportunidade de praticar as manobras, que podem, pelo menos, duplicar as hipóteses de sobrevivência da vítima.

Estas ações complementam os conteúdos lecionados na disciplina de Ciências Naturais.

      

     

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Olimpíadas Portuguesas da Biologia 2022

 

As Olimpíadas Portuguesas da Biologia são um concurso de Ciência, na área da Biologia, destinado a estudantes do ensino básico e secundário, agrupados em duas categorias: as Olimpíadas Júnior (Básico, 9.ºano) e as Olimpíadas Sénior (Secundário). A organização deste concurso está a cargo da Ordem dos Biólogos. O agrupamento participou nas categorias júnior_9.ºano, sénior_10.ºano e sénior_11.º/12.ºano.

- Resultados da categoria sénior_9.ºano (1.ªeliminatória) 

- Resultados da categoria sénior_10.ºano (1.ªeliminatória) 

- Resultados da categoria sénior_11.º/12.ºano (1.ªeliminatória) 

- Resultados da categoria sénior_11.º/12.ºano (2.ªeliminatória) 

 

PARABÉNS A TODOS OS PARTICIPANTES!  

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

PEDDY-PAPER DO AGRUPAMENTO – O REGRESSO

FOTOS 

No dia 20 de abril de 2022 regressou ao nosso Agrupamento o emblemático Peddy-Paper. Com o tema “No trilho da aventura e da leitura VI”, esta atividade alia a leitura e a atividade física e esteve aberto a toda a Comunidade Educativa.

Uma manhã repleta de experiências novas, de reencontros, de muita diversão e de novas aprendizagens.

Obrigada a todos os participantes e dinamizadores!!

Resultados:

2.ºCEB 

3.ºCEB 

Secundário e adultos  

Concurso da indumentária 

  

  

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Dia Mundial da Saúde

FOTOS 

No dia 7 de abril, comemorou-se o Dia Mundial da Saúde, e foi dia de reforçar ideias sobre SAÚDE - alimentação saudável, atividade física, cuidados de higiene, cuidados médicos, higiene do sono, meditação e relaxamento, ...

No âmbito da comemoração do Dia Mundial da Saúde, as crianças e adultos do Jardim de Infância de Penacova fizeram uma caminhada até ao Chainho, para lembrar que o exercício físico é uma atividade que muito contribui para uma vida saudável.

Na Escola Básica e Secundária de Penacova e na EBI de S. Pedro de Alva, realizaram-se diversas atividades, dinamizadas pelo PES, em colaboração com diversas entidades, deixando-se um agradecimento especial à Previdência Portuguesa em Coimbra.

Numa parceria com o Centro de Saúde de Penacova e o Agrupamento de Escolas, os alunos do 9.ºano beneficiaram de um conjunto de atividades de promoção da Literacia em Saúde. (clique aqui para mais informações).

   

 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

“Comemoração do Dia da Árvore e da Floresta”

FOTOS – clique aqui

No dia 7 de abril de 2022 das 14h35 às 16h05, os alunos do Clube PROSEPE, acompanhados pelos docentes Fátima Cruz e António Alves, participaram numa atividade dinamizada pela Câmara Municipal de Penacova, no Parque Verde António Manuel Marques, que tinha como objetivo a comemoração do dia da Árvore e da Floresta. Com a ajuda dos sapadores florestais e das engenheiras Diana e Ana Paula, os alunos realizaram um mini peddy-paper e plantaram árvores autóctones -medronheiros.

Foi uma atividade muito educativa em que os alunos tiveram de saber trabalhar em equipa.

     

 ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Atividade "Para onde Vamos?" - orientação vocacional

No sentido de proporcionar informação escolar e profissional que ajude a esclarecer e a consolidar as escolhas vocacionais dos nossos alunos do ensino secundário, os Serviços de Psicologia e Orientação (SPO) organizaram a atividade “Para Onde Vamos?”.

Na semana de 22 a 25 de março, os alunos assistiram a diversas palestras consoante as suas manifestações de interesse, em conhecer o mecanismo/informações de acesso ao ensino superior e as oportunidades de trabalho ou em ingressar no mercado de trabalho.

Esta atividade, no âmbito da orientação vocacional aos alunos do ensino secundário, consistiu em apresentações dinamizadas por representantes de instituições/cursos do ensino superior/ cursos CET, que de um modo interativo, permitiram que os alunos colocassem as suas dúvidas. 

      

  

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Space Detectives - Croácia 

Na semana de 21 a 25 de março de 2022, ocorreu mais uma mobilidade do projeto de Erasmus+ Space Detectives, a penúltima mobilidade do projeto, desta vez para a Croácia. Quatro alunos do secundário, dois do 10º ano e dois do 11º ano, puderam embarcar nesta aventura. Tiveram a oportunidade de conhecer a cidade, uma nova cultura, participar de atividades e desfrutar desta experiência maravilhosa que certamente não vão esquecer.

Infelizmente, foi só uma semana que passou a correr e que rapidamente acabou. Foi uma despedida com muitas lágrimas, abraços e uma frase que os marcou a todos “Não chores porque acabou, sorri porque aconteceu”, frase dita por um dos alunos no dia antes da grande despedida. As amizades não se perderam e, espera-se que nunca acabem, levando estas pessoas nas suas memórias. Uma experiência incrível que certamente não vão esquecer e que ninguém deveria perder esta oportunidade na vida!

    

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A quarta atividade transnacional do Projeto Erasmus + “Do not Drop Out”, Uma Escola Com Todos e Para Todos – decorreu entre os dias 9 e 13 de março de 2022, na cidade de Vibo Valentia, na região da Calábria, em Itália, e que este ano é “Capitale Italiana del Libro. Nesta mobilidade estiveram presentes todos os grupos parceiros: Polónia, Itália, Grécia, Portugal e Bulgária.

Integraram a equipa portuguesa, a diretora do Agrupamento, Ana Clara Almeida, e as professoras Isaura Madeira e Ana Maria Gil,

Os trabalhos iniciaram-se na Câmara Municipal da cidade, onde todos os parceiros receberam as boas-vindas do vice-presidente da Câmara da cidade de Vibo Valentia, e da Primeira Comissão “Assuntos Institucionais” e do Diretor da escola, Istituto Tecnico Economico "G. Galilei" Vibo Valentia, Sr. Genesio Modesti. Nesta sessão foram oferecidas algumas lembranças aos participantes.

Durante as sessões de trabalho, foi realizado um Workshop intitulado: “Discover your ability”– conduzido por Maria Magdalena Krol (Polônia) e Magdalena Kielczewska. A atividade foi realizada ao ar livre e seguiu-se a discussão e avaliação.

De seguida, foi feita uma apresentação multimédia pelo Professor Coordenador da penitenciária local, onde foram analisados os procedimentos que têm em vista contrariar o abandono escolar, a que se seguiu uma sessão de perguntas e respostas.

Cada parceiro fez uma apresentação onde mostrou o trabalho que está a ser realizado pelas suas instituições para combater o abandono escolar através de várias e diferentes estratégias.

Foram feitas várias visitas, a começar pelo outro polo da escola que se situa na cidade de Mileto onde alunos e professores nos presentearam com encenações tradicionais, a que se seguiu a visita ao Museu Diocesano de Mileto e à Catedral de Santa Maria Assunta. Foi ainda feita uma visita a Tropea que no ano 2021 foi eleita a vila mais bonita de Itália.

O encontro decorreu sempre em clima de companheirismo, que proporcionou a aprendizagem e troca de experiências, assim como o conhecimento da gastronomia da região a que não faltaram os seus famosos gelados.

A última mobilidade decorrrerá na Grécia, mas não foi possível decidir a data, pois alguns países não têm ainda decididos os dias dos exames nacionais.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Alunos de 6.ºano em visita de estudo a Coimbra

As turmas do 6.º Ano do Agrupamento de Escolas de Penacova realizaram uma visita de estudo à Universidade de Coimbra, no passado dia 29 de março. Uma atividade dinamizada pelas disciplinas de História e Geografia de Portugal, Ciências Naturais, Educação Moral Religiosa e Católica e Cidadania e Desenvolvimento, que contou com a participação de um total de 74 alunos, que se mostraram bastante recetivos às experiências e vivências proporcionadas pela mesma. Os alunos mostraram interesse e muita curiosidade durante as visitas guiadas aos vários locais que fazem parte do “Património da Humanidade”: Paço das Escolas (Biblioteca Joanina, Capela de S. Miguel, Cadeia Académica e Paço Real); Jardim Botânico e Laboratório Chímico (Museu da Ciência). Ouviram com interesse as explicações dos guias, colocaram muitas questões, participaram com entusiamo nas atividades do atelier “ As Plantas e a Cultura” e realizaram atividades interativas no Museu da Ciência.

Para além de proporcionar aos alunos outros meios de aprendizagem e a consolidação de conhecimentos adquiridos, esta atividade fomentou o convívio e as relações interpessoais, fora do contexto escolar. Na opinião dos alunos, foi uma experiência muito enriquecedora e positiva. 

      

    

 ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Sessão Distrital do Parlamento dos Jovens

A Alícia Martins, a Débora Gândara e o Rafael Assunção do 7.ºD, representaram o Agrupamento de Escolas de Penacova, na Sessão Distrital do Parlamento dos Jovens. O evento realizou-se no dia 28 de março, no Convento de S. Francisco, em Coimbra. O tema em debate foi o das Fake News e as estratégias para combater a desinformação. O início da sessão foi marcado pelas intervenções da representante do Instituto da Juventude, da Delegada Regional da Educação do Centro, da Deputada Mónica Quintela e do Presidente da Câmara de Coimbra. Todos os referidos convidados felicitaram os jovens deputados por participarem num projeto que é um exercício democrático e de ativa cidadania. A Débora iniciou a representação de Penacova, colocando uma questão à Deputada Mónica Quintela sobre a atual política de acolhimento de refugiados de guerra no nosso país.

 

 

De seguida, o Rafael, a Débora e a Alícia defenderam o nosso projeto de recomendação e respetivas medidas para combater a desinformação, ou seja, o aumento de plataformas de verificação de factos em todos os países, a criação de uma app para “filtrar” as Fake News e a constituição de comissões especializadas na formulação de orientações gerais para a comunidade educativa. No decorrer do debate na generalidade, o Rafael, a Débora e a Alícia solicitaram esclarecimentos às outras escolas e responderam às questões formuladas pelos outros jovens deputados, defendendo as nossas medidas. Nos trabalhos da tarde, a Débora foi escolhida pelas escolas de Coimbra como porta-voz de uma medida de aditamento do projeto de recomendação do círculo, em discussão na especialidade. Assim se destaca a importância da contribuição dos jovens deputados na resolução de questões que afetam o seu presente e futuro individual e coletivo, respeitando-se os valores da tolerância e da formação da vontade da maioria. Muitos Parabéns Alícia, Débora e Rafael. Para o ano repetimos a experiência. PARABÉNS!

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

DIA MUNDIAL DA ÁRVORE

Dia Mundial da Árvore ou da Floresta celebra-se anualmente a 21 de março.  O objetivo da comemoração do Dia Mundial da Árvore é sensibilizar a população para a importância da preservação das árvores, quer ao nível do equilíbrio ambiental e ecológico, como da própria qualidade de vida dos cidadãos.

A Escola Básica de Figueira de Lorvão comemorou este dia e para tal procedeu-se à sementeira de bétulas entre outras atividades de Leitura, Expressão Plástica...

Estas atividades tiveram como objetivos:

- Despertar a consciência ecológica nos alunos;

- Mostrar a importância das árvores para o planeta;

- Sensibilizar as crianças para os benefícios da árvore no dia a dia de todos os seres vivos;

- Promover o cuidado com o meio ambiente.

    

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Dia Internacional da Matemática

O dia 14 de março é conhecido mundialmente como o Dia do PI, mas, a partir de 2020, passou a ser oficialmente o Dia Internacional da Matemática.  O objetivo deste dia é ser um dia especial para celebrar a Matemática em todas as suas formas e em todo o mundo.

O Dia Internacional da Matemática é uma celebração mundial e o grupo de disciplinar de Matemática do Agrupamento desafiou os seus alunos a realizarem trabalhos sobre o tema «A Matemática está em toda a parte». Parabéns!

       

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Visita ao Mosteiro de Lorvão 

No âmbito da disciplina de História e Património, a turma do 8.ºA realizou, no dia 7 de março, uma visita ao Mosteiro de Lorvão. Os alunos visitaram a igreja, os claustros, a sala do capítulo e a sacristia. O acervo da sala do capítulo é constituído por uma importante coleção de pintura, cerâmica, mobiliário e tapeçaria do período moderno e contemporâneo. A visita insere-se no estudo do estilo barroco e do património imaterial. As freiras para decorar os bolos e os doces dedicaram-se à produção de palitos. O fabrico estendeu-se à população e povoações vizinhas passando a estar inscrito, em 2016, no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial. 

    

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Mesa da Sessão Distrital do Parlamento dos Jovens

 

 

No âmbito do Parlamento dos Jovens realizou-se nesta quarta-feira (10 de março), no Instituto da Juventude de Coimbra, a eleição da Mesa da Sessão Distrital do Parlamento dos Jovens. O aluno Rodrigo Quintas do 8.º A esteve a representar o Agrupamento de Escolas de Penacova numa reunião que contou a participação das vinte escolas do projeto. O Rodrigo na sua apresentação falou da nossa Escola e das várias atividades curriculares e extracurriculares frequentadas pelos alunos e muito do seu agrado. Revelou também conhecimento do Regimento respondendo à questão formulada pela organização e fluência na leitura de uma das suas regras. Parabéns, Rodrigo!

 

 

 

 

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Olimpíadas Portuguesas da Biologia 2022

 

As Olimpíadas Portuguesas da Biologia são um concurso de Ciência, na área da Biologia, destinado a estudantes do ensino básico e secundário, agrupados em duas categorias: as Olimpíadas Júnior (Básico, 9.ºano) e as Olimpíadas Sénior (Secundário). A organização deste concurso está a cargo da Ordem dos Biólogos.

Parabéns aos alunos João Simões do 11º A e Raquel Nunes do 11.º B, que foram apurados para a 2.ª eliminatória das Olimpíadas Portuguesas da Biologia 2022! Os referidos alunos integram a categoria sénior_11.º/12.ºano e foram apurados para a 2.ª eliminatória GERAL e para a 2.ª eliminatória MELHORES DO 11.º ANO, respetivamente, que se realizará no dia 16 de março.

Aguardamos os resultados das categorias sénior_10.º ano e júnior_9.ºano.

Boa sorte aos representantes do Nosso agrupamento!  

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Concurso Nacional de Leitura – fase intermunicipal

Parabéns aos alunos selecionados para representar o Agrupamento de Escolas de Penacova na fase intermunicipal da 15ª edição do Concurso Nacional de Leitura que se realiza na Lousã, no dia 27 de abril.

  

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 “Suporte Básico de Vida”

 A atividade foi realizada pelos Bombeiros de Penacova, integrada no PES, para os alunos do 6º ano que participaram com grande entusiamo: colocaram questões, esclareceram as suas dúvidas e tiveram oportunidade de praticar as manobras de SBV.

Em caso de paragem cardiorrespiratória é importante conhecermos as medidas da Cadeia de Sobrevivência. A Cadeia de Sobrevivência é composta por quatro elos de igual importância, que traduzem o conjunto de procedimentos vitais para recuperar uma vítima de paragem cardiorrespiratória. Por etapas: chama-se a emergência médica - 112, tentam-se manobras de reanimação (Suporte Básico de Vida), passa-se para a desfibrilhação, se for necessário e, por fim, estabiliza-se a vítima. 

 O suporte básico de vida (SBV) deve ser aplicado sempre que a vítima estiver inconsciente e que não respire O SBV consiste em duas ações principais: compressões torácicas e insuflações. O início imediato de manobras de SBV pode, pelo menos, duplicar as hipóteses de sobrevivência da vítima.

   

  

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 «Para além do azul e rosa»

«Para além do azul e rosa» foi o título da sessão dinamizada por Rosa Loureiro, membro da Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres (APEM), nos dias 9 e 11 de março, a convite da equipa/coordenadora PES, inserida no programa da semana da leitura do agrupamento, em articulação com a BE e Cidadania e Desenvolvimento, e destinada às turmas dos 8º e 9º anos. 

Pretendeu-se com estas sessões levar a uma reflexão crítica sobre estereótipos de género, comportamentos estereotipados de género, e socialização de rapazes e raparigas, numa perspetiva de ação para a promoção da igualdade de direitos e oportunidades entre homens e mulheres, com recurso à obra Mulheres Invisíveis. Como os dados configuram o mundo feito para os homens, de Caroline Criado Perez.

                                                                                   Sessão de 09-03-2022                                                                                   Sessão de 11-03-2022   

   

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 Programa da Semana da Leitura 

    

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Concurso Nacional de Leitura – fase municipal

Damos os parabéns aos alunos apurados para a fase municipal do Concurso Nacional de Leitura que, no dia 7 de março de 2022, irão prestar provas orais (leitura expressiva e argumentação) no Auditório da Biblioteca Municipal.

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Saída de campo aos fornos de cal

No dia 2 de março de 2022, a aula relativa à disciplina de Território e Ambiente da turma 8.ºA decorreu nos fornos da cal do Casal de Santo Amaro (Penacova), integrada no estudo do Tema Programático - Recursos Naturais. 

Foi possível concretizar esta atividade porque o sr. Lino Oliveira acedeu amavelmente ao convite que lhe foi endereçado, disponibilizou o seu tempo e partilhou aspetos da sua experiência relativamente à exploração, transporte, processo de cozedura nos fornos e utilização da “cal parda” de Penacova – vivências que transmitiu tais - “Memórias de Pedra e Cal”.

   

  

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Concurso Nacional de Leitura - fase escolar

Os alunos do 1º, 2º e 3º CEB e do ensino secundário realizaram, na semana de 21 a 25 de fevereiro de 2022, as provas escritas da 15.ª Edição do Concurso Nacional de Leitura.

Presencialmente ou online (3.º CEB e Ensino Secundário), os alunos responderam à chamada e colocaram à prova as suas competências leitoras. Os cinco melhores leitores de cada ciclo passarão à prova de palco que se realizará no dia 7 de março (primeiro dia da Semana da Leitura).

  

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Dia Escolar da Não Violência e da Paz

No dia 30 de janeiro, comemora-se o Dia Escolar da Não Violência e da Paz. Como foi domingo, o Centro Escolar de Lorvão não quis deixar de celebrar e sensibilizar os alunos para este dia tão importante.

Nas aulas foram abordadas estas temáticas com a realização de trabalhos de educação artística que decoraram os espaços escolares, debates e histórias e ainda conheceram um pacifista - Mahatma Gandhi - cuja data de falecimento, 30 de janeiro de 1948, inspirou esta comemoração.

No exterior da escola colocaram-se balões, simbolizando as pombas da paz.

       

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Parlamento dos Jovens

No âmbito do Parlamento dos Jovens, após o debate sobre Fake News. Estratégias para combater a desinformação, decorreu no dia 17 de janeiro o processo eleitoral. Os alunos do 2.º e 3.º ciclos do Agrupamento votaram nas listas participantes no projeto e, respetivas medidas, de combate à desinformação. Na sequência dos resultados realizou-se a Sessão Escolar, sendo esta dinamizada pelos deputados eleitos:  

- Lista S, 10 deputados;

- Lista A, 6 deputados;

- Lista J, 6 deputados;

- Lista X, 5 deputados;

- Lista C, 5 deputados;

- Lista E, 1 deputado.

 

 

O Presidente deu posse aos deputados no início da Sessão e de seguida, deu a palavra aos representantes das listas para apresentarem as suas propostas. Após um debate bastante participado foram votadas as medidas que integram o Projeto de Recomendação do Agrupamento. De seguida, deu-se início ao processo de eleição dos deputados que vão defender esse projeto e do candidato à mesa da Sessão Distrital. Os alunos mais votados pelos deputados presentes e, que estão desde já de parabéns, foram: Alícia Joana Mateus Martins (7.ºD), Débora Serra Gândara (7.ºD), Rafael José Ralha Assunção (7.ºD), Rodrigo José Rodrigues Quintas (8.ºA) e Gabriela da Costa Santos 7.ºD). No decorrer da Sessão Escolar a Alícia, a Débora, o Rafael, o Rodrigo e a Gabriela demonstraram grande empenho no desenvolvimento dos trabalhos, capacidade de argumentação e gosto pela participação cívica e política. No próximo dia 28 de março vão estar na Sessão Distrital/Regional com os deputados representantes de vinte escolas do distrito de Coimbra e levam com eles o nome do nosso Agrupamento. Parabéns a todos os alunos participantes!

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Parlamento dos Jovens

(sessão com o Deputado da Assembleia da República)

O Agrupamento de Penacova recebeu ontem (20 de dezembro), o Sr. Deputado da Assembleia da República Tiago Estevão Martins. O Sr. Deputado foi recebido pelos alunos das turmas do 7.º ano (A, B, C, D) e do 8.ºA no âmbito do projeto do Parlamento dos Jovens. A sessão foi subordinada ao tema “Fake News. Estratégias para combater a desinformação”.

Na primeira parte da sessão o Sr. Deputado falou sobre a Assembleia da República, o significado do mandato parlamentar, as regras do debate parlamentar e o processo de decisão do Parlamento. Deu ainda a conhecer as ocupações diárias dos deputados na Assembleia da República.

A segunda parte da sessão foi dedicada às Fake News, definindo-se o seu significado, os perigos da sua rápida disseminação e as possíveis estratégias de combate. O Sr. Deputado destacou a verificação da credibilidade das fontes de informação e a importância da consulta de diferentes meios de comunicação como medidas eficazes contra a desinformação, dando exemplos recentes como os ligados às vacinas de prevenção do coronavírus. Neste sentido o fenómeno das Fake News promove a desconfiança nas instituições públicas e na informação científica e médica. O Sr. Deputado alertou para os perigos da desinformação no funcionamento do sistema democrático e em determinados valores como o da igualdade social. Os esclarecimentos do Sr. Deputado e as questões colocadas aos alunos contribuíram para a existência de grande interatividade no decorrer da sessão.

A próxima fase do Parlamento dos Jovens realiza-se com a campanha eleitoral das sete listas envolvidas no projeto. Até janeiro de 2022.

    

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 Cerimónia de entrega do AgroSelo

No dia 22 de dezembro decorreu a cerimónia de entrega do AgroSelo e do certificado que distingue o Agrupamento de Escolas de Penacova como AgroEscola “em reconhecimento do esforço e do trabalho desenvolvidos, no decorrer do ano letivo 2020/2021”. Assim, a nossa escola passa a contar com um conjunto de vantagens: acompanhamento especializado, materiais, formações, entre outros.

Parabéns aos docentes Maria de Fátima Cruz e António Alves e a todos os alunos do Clube da Floresta.

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------  

Plano Nacional de Cinema

No dia 14 de dezembro, o Plano Nacional de Cinema (PNC) realizou uma sessão de cinema comentada, no Teatro Académico Gil Vicente, em Coimbra. Esta sessão teve o objetivo de promover junto da comunidade escolar a experiência de ver filmes em sala, e destinou-se a alunos e alunas do ensino secundário. Nessa sessão foi projetado o filme TABU (2012), de Miguel Gomes, e foi ainda apresentado o dossiê pedagógico do PNC sobre o filme, com comentário do autor do dossiê, Ivan Villarmea (Universidade de Coimbra), disponível em https://pnc.gov.pt/22-tabu. Estiveram ainda presentes nesta sessão o Secretário de Estado Adjunto e da Educação, João Costa e a Coordenadora do PNC, Elsa Mendes.

O Agrupamento de Escolas de Penacova participou entusiasticamente nesta sessão, com um grupo de 24 alunos e alunas do 10ºA, 10ºB, 11ºA e 11ºB, tendo estes e estas revelado comportamento exemplar, e foram acompanhados pelo/as docentes da equipa PNC do agrupamento.

A equipa de docentes deixa um agradecimento especial à Câmara Municipal de Penacova pela prontidão com que respondeu à solicitação de cedência de transporte, possibilitando a participação do agrupamento nesta iniciativa.

  

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Dia dos Direitos Humanos

As Nações Unidas celebram a 10 de dezembro o Dia dos Direitos Humanos. O tema deste ano é a redução das desigualdades.

Também no nosso agrupamento esta data se assinalou, com um projeto de Domínio de Autonomia Curricular entre as disciplinas de História e Inglês e o Projeto Paideia. Os alunos e alunas das turmas A e B do 12º ano, através do debate e elaboração de painéis, contribuíram para a sensibilização da garantia do respeito pelos direitos, a tolerância e a defesa intransigente da dignidade de todos os seres humanos.

  

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Sessão sobre consciência do corpo e expressão de emoções

No dia 9 de dezembro, no âmbito do Programa Cuida-te + Dispositivo 2.2 - Educação para a Saúde, foi realizada uma sessão intitulada “inclusão pela dança” na sala dos alunos da Escola Sede. A atividade foi dinamizada por uma psicóloga e uma especialista na área da expressão corporal pertencentes à fnaj (Federação Nacional da Associações Juvenis) e contou com a participação de duas turmas do curso técnico profissional de desporto (1.º e 2.º ano).

Partindo do conceito abrangente de saúde, nas suas dimensões física, psicológica e social, a atividade incluiu dinâmicas de dança e expressão corporal que se basearam em movimentações do corpo e na compreensão desses mesmos movimentos, alicerçada em metodologias de educação não formal. Pretendeu-se, contribuir para a compreensão das emoções que estão por detrás dos movimentos de expressão corporal. A sessão foi pautada por uma reflexão que visou, também, sensibilizar os jovens para as questões da saúde mental (ansiedade, motivação, estratégias de prevenção), de modo a terem uma melhor compreensão sobre os seus sentimentos e emoções e como estes determinam a expressão de cada um de nós.

Na parte final, após uma sessão musical com ritmos diferenciados (calmos e mais acelerados) buscou-se uma reflexão junto dos discentes de como se sentiram influenciados pelos mesmos para a criação de movimentos.

    

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Estação Arqueológica dos Perdigões (Alentejo)

Os alunos das turmas A, B, C e D do sétimo ano conheceram virtualmente a estação arqueológica dos Perdigões (Alentejo) no decorrer do mês de dezembro. A visita resultou na reprodução de alguns dos objetos que constituem o acervo deste sítio como, peças de pedra lascada (lâminas, pontas de seta) e pedra polida (machados); peças de cerâmica; e também báculos, placas de xisto, ídolos antropomórficos e zoomórficos, utilizados em cerimónias religiosas. Igualmente foram feitas réplicas de estruturas residenciais e atividades artesanais, como a tecelagem, específicas deste período. Os trabalhos foram realizados em diferentes suportes e alguns contaram, com a colaboração dos encarregados de educação e de outros familiares. Os alunos do 7.ºA contribuíram para esta exposição com uma pintura rupestre do Paleolítico realizada em articulação com a disciplina de Educação Visual. A atividade foi realizada com muito interesse e empenho.

Parabéns a todos!

  

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Sessão de teatro-debate sobre saúde mental

No dia 5 de novembro, no âmbito do Programa Cuida-te + Dispositivo 2.2 - Educação para a Saúde, foi realizada uma sessão de teatro-debate no auditório da Escola Sede. A atividade foi dinamizada pela Companhia de Teatro Baal 17 e contou com a participação de duas turmas de 8.º ano, tendo sido abordada a temática da saúde mental, em concreto, situações de depressão.

Nesta atividade, que alternou curtas dramatizações com debate moderado, foram criadas oportunidades de reflexão sobre o tema, com apelo à participação dos alunos presentes. Assim, num ambiente descontraído e sem a pretensão de apresentar “respostas certas”, lançaram-se pistas sobre formas de abordar um assunto que merece a atenção de todos.

  

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

EXERCÍCIO PÚBLICO DE SENSIBILIZAÇÃO PARA O RISCO SÍSMICO

 - FOTOS

O exercício nacional A TERRA TREME realizou-se no dia 5 de novembro de 2021 e o Agrupamento de escolas de Penacova aderiu, novamente a esta iniciativa.

Esta iniciativa é promovida pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e procura chamar a atenção para o risco sísmico e para a importância de comportamentos simples que os cidadãos devem adotar em caso de sismo, mas que podem salvar vidas.

Tem a duração de apenas 1 minuto, durante o qual os participantes são convidados a executar os 3 gestos que salvam: BAIXAR, PROTEGER E AGUARDAR.