Formação de Iniciação ao Padel

No passado dia 8 de novembro os alunos do 10º ano do curso do Técnico de Desporto participaram na Formação de Iniciação ao Padel, realizada no âmbito dos Módulos de Ténis, Estudo do Movimento e Atividades de Animação e Lazer. Esta atividade foi desenvolvida pela formadora Ana Emília Mendes.

As atividades propostas foram muito interessantes e divertidas. Foi uma tarde muito enriquecedora!

Os nossos alunos demonstraram saber estar, espírito desportivo, entusiasmo e sentido de responsabilidade ao longo de toda a atividade, o que nos deixam cheios de orgulho. 

 

Halloween na Escola

 Os alunos dos 9.º e 12.ºanos no âmbito das disciplinas de Físico-Química e Química, respetivamente brincaram com a química e "comeram" os elementos da tabela periódica...assim nos divertimos e aprendemos!  Clique aqui para ver as fotos.

 

Palestra - Educação para a Saúde

No passado dia 20 de outubro, decorreu uma sessão de Educação para a Saúde no âmbito da Saúde Mental, subjacente ao tema “A neurociência do bem estar e a fronteira para as dependências”, dinamizada pelo Projeto PES em colaboração com a Professora Doutora Manuela Grazina, do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.

Esta ação de sensibilização, destinou-se aos alunos dos 9º e 10º anos e Cursos Profissionais, no Auditório Municipal.

Exercício de sensibilização para o risco sísmico A TERRA TREME

A TERRA TREME realiza-se todos os anos, no âmbito das comemorações do Dia Internacional para Redução de Catástrofes e tem como objetivo preparar a população para saber como agir antes, durante e depois de um sismo.

O exercício, que compreende a realização de 3 gestos muito simples que podem fazer a diferença numa situação de emergência sísmica, tem a duração... de 1 minuto durante o qual os participantes, individual ou coletivamente (famílias, escolas, empresas, instituições...) executam os 3 gestos de autoproteção: BAIXAR - PROTEGER - AGUARDAR.

À semelhança de anos anteriores, o Agrupamento de Escolas de Penacova participou hoje (13 de outubro) neste Exercício Público de Cidadania.

Comemoração da Semana Mundial do Espaço

A Semana Mundial do Espaço é uma comemoração internacional da contribuição da ciência e tecnologia espacial para o melhoramento da condição humana.

Cada vez mais as tecnologias que são aplicadas no espaço têm um caminho de volta, para o sucesso na Terra! Desde dentistas, agricultores ou mesmo os golfistas usam tecnologia do espaço e potenciam o seu negócio utilizando a minuciosidade e exatidão deste sector para melhorar o seu dia-a-dia.

Nesse âmbito decorreu, no dia 4 de Outubro, pelas 15 horas, no Auditório da escola sede do Agrupamento de Escolas de Penacova, a Palestra "Estas startups poderiam estar na lua, mas estão aqui!” organizada pelas docentes de Física e Química para os alunos do ensino secundário.

A atividade foi dinamizada pela Dra. Francisca Eiriz, do Instituto Pedro Nunes (ESA BIC Portugal).

 

XVIII CIENCIA EN ACCIÓN (... e uma menção honrosa)

Os alunos João Seco (7.ºA); Íris Jesus (7.ºD); Luís Martins (1.ºOI) e Sara Coelho (8.ºB), acompanhados pela professora Cristina Simões e pelos respetivos encarregados de educação, participam nos dias 6, 7 e 8 de outubro na XVIII edição do Programa "Ciencia en Acción", concurso internacional para países de língua espanhola ou portuguesa, sendo este uma iniciativa de diversas instituições científicas, entre elas o Conselho Superior de Investigações Científicas, a Real Sociedade Espanhola de Física e a Sociedade Espanhola de Astronomia…

Os alunos participam com o projeto “Se as luzes apagar a ver estrelas vou ficar”, reconhecido com uma menção honrosa pela Fundação Ilídio Pinho, no ano letivo anterior.

O objetivo deste concurso é apresentar a ciência de um modo atrativo e motivador para os jovens e público em geral, aproximando a Ciência e a Tecnologia do grande público. A XVIII edição de “Ciencia en Acción” decorrerá no Centro Izarra em Ermua.