Projeto Grundtvig - SHAPE THE CHANGE

O objetivo do projeto é estabelecer cooperação entre diversas instituições de diferentes países europeus que estão preocupados com a educação para adultos. O projeto incide sobre a gestão da educação de adultos. Todas as instituições participantes tencionam adquirir novas experiências e conhecimentos sobre a educação de adultos e torná-las disponíveis para os outros.

Pretende-se utilizar novos conhecimentos e experiências na prática (em respeito pelas diferenças culturais de cada um). O objetivo do projeto não é apenas obter novas experiências e um fragmento de conhecimento temporários. Cooperação e intercâmbio de informações sobre a aprendizagem ao longo da vida continuarão após o termo da Parceria de Aprendizagem Grundtvig.

O objetivo fulcral é melhorar a gestão da educação de adultos, implementar os conhecimentos adquiridos através das instituições parceiras no próprio sistema de ensino, melhorando os serviços de educação para adultos e assim aumentar a inclusão social de grupos-alvo, através da educação.

Através desta parceria pretende-se encontrar novas metodologias de trabalho que otimizem os resultados da formação com adultos, melhorando a comunicação com a sociedade e na forma de apresentar os programas educativos.

O projeto tem duração de 2 anos, tendo os seguintes países envolvidos: Portugal, França, Bélgica, Inglaterra, Irlanda e Itália com 3 grupos. A coordenação do projeto está a cargo de um dos grupos italianos.

O site do projeto poderá ser consultado em:

http://shapethechange.eu/

 

MOBILIDADE A PENACOVA

Realizou-se a mobilidade em Portugal nos dias 28, 29 e 30 de Novembro e 1 de Dezembro. Do programa fez parte um workshop, reuniões de trabalho, uma visita cultural ao conselho de Penacova, tendo todos os participantes sido recebidos pelo Sr.Presidente da Câmara, Dr. Humberto Oliveira e o Sr Vice Presidente e vereador da educação, Sr.Eng Ernesto Coelho.