REGIONAL DE NATAÇÃO DO DESPORTO ESCOLAR

No dia 13 de abril de 2024, 5 alunos do Agrupamento de Escolas de Penacova, acompanhados pela professora Ana Emília Mendes, participaram no Regional de Natação do Desporto Escolar, em representação do Distrito de Coimbra. A competição realizou-se nas Piscinas Olímpicas em Coimbra.

Os alunos tiveram uma brilhante participação tendo todos alcançado lugares de pódio. O aluno Francisco Carvalho ficou apurado para o Nacional de Juvenis em representação da Região Centro.

Às alunas Bárbara, Carolina Pereirinha, Luana Brás, Maria Inês Padilha e ao aluno Francisco Carvalho os nossos parabéns pela entrega, de dedicação e entusiasmo e pelos excelentes resultados!

RESULTADOS:

Francisco Carvalho: 1.º classificado nos 50m e 100m livres.

Maria Inês Padilha: 1.ª classificada nos 50m e 100m bruços.

Carolina Pereirinha: 1.ª classificada nos 200m estilos, 2.ª classificada nos 50m livres e 3.ª classificada nos 50m costas.

Luana Brás – 3.ª classificada nos 200m livres. 

Bárbara, Carolina, Luana e Maria Inês: 3.º lugar na prova 4x50m livres.

 

 

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 

ROTEIRO LITERÁRIO EM LISBOA

No dia 10 de abril, os alunos do 11.ºano participaram num Roteiro Literário, em Lisboa. A atividade proposta pelas docentes de português, teve como objetivos: consolidar conhecimentos sobre as diversas obras/autores estudados na disciplina, reconhecer a importância do espaço em diversas obras e visualizar espaços importantes para a compreensão das obras e seus autores.

É mais fácil aprender em contextos educativos que proporcionam experiências enriquecedoras e o Agrupamento de Escolas de Penacova preocupa-se em proporcionar essas experiências aos seus alunos.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

PROJETO TWIST – ENERGIA EM MOVIMENTO

movimentotwist.pt/

Um grupo de alunos do 11.º A do Agrupamento de Escolas de Penacova, no âmbito das disciplinas de Física Química A e de Biologia e Geologia, está a participar no projeto “Twist – energia em movimento", o qual tem como principal objetivo formar e educar os jovens para mobilizarem a Sociedade em temas como a eficiência energética, literacia energética, alterações climáticas e desenvolvimento sustentável.

E porque acreditamos no futuro do planeta, sabemos que o tempo de garantir um futuro sustentável está a contar e existe urgência na ação!

O grupo está a promover atividades, nomeadamente partilhar informação e dinamizar ações, não só junto da população escolar, mas também junto das famílias e da comunidade local. Esta é uma iniciativa do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia (PPEC) e da Direção Geral da Energia e Geologia (DGEG).  

As atividades em curso podem ser visualizadas através do link e do código QR. 

     

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

PROJETO “F1 IN SCHOOLS”

No dia 8 de abril de 2024, a equipa Racing Wheels, participante no projeto “F1 in Schools”, deslocou-se ao CTCV, em Coimbra, para uma experiência muito enriquecedora. Durante a visita, realizámos algumas atividades cruciais para o desenvolvimento do nosso carro de fórmula 1 em miniatura. 

Em primeiro lugar, concentrámo-nos na fabricação do nosso primeiro protótipo do carro, utilizando a tecnologia fornecida pelo CTCV, o que nos permitiu fazer melhorias no carro de modo a torná-lo o mais eficiente possível e, ao conhecer a máquina responsável pela maquinação do carro, uma compreensão mais profunda do processo de produção. 

Ao mesmo tempo, realizámos alguns testes de tempos de reação com a finalidade de escolher o elemento da equipa com os melhores resultados para realizar uma parte muito importante da competição.

A oportunidade de ver de perto alguns portfólios e carros de anos anteriores também nos permitiu aprender com o sucesso e os desafios de outras equipas, o que enriqueceu o nosso conhecimento e nos levou a pensar em abordagens e estratégias diferentes. 

Toda a equipa considera que foi uma experiência bastante importante e necessária para continuar o trabalho e melhorar até à competição do dia 18 de maio, fortaleceu o nosso conhecimento, espírito de equipa e determinação em alcançar o sucesso.