Erasmus+ é o programa europeu que apoia a educação, a formação, a juventude e o desporto. O seu orçamento de 14 700 milhões de euros dará a mais de quatro milhões de europeus a oportunidade de estudar, seguir uma formação e adquirir experiência no estrangeiro.

O programa Erasmus+, que se prolonga até 2020, não oferece oportunidades apenas aos estudantes. Resultante da fusão de sete programas anteriores, este programa tem oportunidades para uma grande variedade de pessoas e organizações.

OBJETIVOS DO PROJETO:

- Tem como objetivo contribuir para a Estratégia Europa 2020 para o crescimento, o emprego e a equidade e a inclusão sociais, bem como para o quadro estratégico da UE em matéria de educação e formação EF2020.

Além disso, visa promover o desenvolvimento sustentável dos seus parceiros no domínio do ensino superior e contribuir para a realização dos objetivos da Estratégia da UE para a Juventude.

O programa aborda, nomeadamente, as seguintes questões:  

- Redução do desemprego, especialmente entre os jovens

- Promoção da educação de adultos, especialmente no que se refere à aquisição de novas competências e de competências exigidas pelo mercado de trabalho

- Promoção da participação dos jovens na democracia europeia

- Apoio à inovação, à cooperação e à realização de reformas

- Redução do abandono escolar

- Promoção da mobilidade e da cooperação com países parceiros da UE

 

PROJETO ERASMUS+ “DESIGNERS OF INCLUSIVE TOLERANCE” – DO IT 

Nos dias 2, 3 e 4 de outubro de 2024, decorreu em Salónica, na Grécia, a quarta e última mobilidade do PROJETO “DESIGNERS OF INCLUSIVE TOLERANCE”. Terminou, assim, o projeto no qual participaram os países da Estónia, Roménia, Grécia e Portugal.

A participação em projetos Erasmus+ fomenta, junto dos/as professores/as e alunos/as, a partilha de boas práticas pedagógicas com educadores de outros sistemas de ensino, expandindo os seus horizontes e atualizando as suas metodologias. Isto permite aos docentes oferecer aulas mais estimulantes e relevantes para os alunos. Para além disso, os projetos Erasmus+ proporcionam oportunidades de desenvolvimento profissional, como formações, conferências e visitas de estudo.  

As Prioridades deste projeto foram as seguintes:

1. Inclusão e diversidade em todos os domínios da educação, formação, juventude e desporto;

2. Educação escolar: Apoiar professores, dirigentes escolares e outras profissões

3. Valores comuns, envolvimento cívico e participação.

Neste projeto, estiveram envolvidas as professoras Isaura Madeira, Ana Gil, Ana Clara Almeida e Teresa Melo, os professores Joaquim Tavares, Paulo Borges e João Figueiredo e o técnico em ciências da educação Ricardo Nunes.

Consulte algumas evidências deste projeto: aqui

 

 

Projeto ERASMUS+ 2022-2-TR01-KA210-SCH-000096047 “Green Steps to The Future”

O principal objetivo do projeto é sensibilizar alunos e professores sobre as alterações climáticas, cujos efeitos podem ser observados em todo o Mundo e incentivar o desenvolvimento de práticas inovadoras relacionadas com as alterações climáticas, através das atividades que serão realizadas ao longo do projeto.

Entre os dias 17 e 23 de setembro de 2023, decorreu a 1.ª mobilidade do projeto, em Skopje, Macedónia do Norte, na qual participaram três docentes do Agrupamento (Fátima Carvalho – coordenadora do projeto, Rosa Santos e Paula Sofia Salgado) e constituiu a fase preparatória do projeto.

A primeira mobilidade foi organizada pelo “Centro para as Alterações Climáticas” - CCC (https://ckp.org.mk/en/), que desenvolveu atividades para os professores das três escolas participantes do projeto.

O CCC, criado em 2007, é uma organização não governamental, não religiosa, não política e sem fins lucrativos, cuja missão é proteger o meio ambiente e implementar atividades de combate às mudanças climáticas e melhorar o meio ambiente.

Todos os envolvidos forneceram informações sobre as instituições que representam e apresentaram dados relevantes para o desenvolvimento de projeto.

A planificação do projeto inclui atividades definidas para cada parceiro e mobilidades, sendo que a próxima (alunos e docentes) será em dezembro de 2023, na República Checa e a última será organizada pelo Agrupamento de Escolas de Penacova, em março de 2024.